Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Vinho nacional, vale apostar!

                 Vinhos, como falar de uma bebida que é tão cheia de história e desejos?  Qual bebida tem não um, mas dois deuses: Bacco e suas orgias romanas e Dionísio que na antiga Grécia embalava as viagens dos filósofos? É fascinante quando estamos na presença de garrafas que trazem história dentro e o vinho é tão somente para acompanha-las.  Como a história do monge beneditino que um dia viu seus vinhos estourarem por causa do excesso de pressão causada pela fermentação, dando origem a um dos vinhos mais famosos, o Champanhe!
                Quando abrimos uma garrafa de espumante para uma celebração nos sentimos como a pessoa mais importante do mundo! Não seria a mesma coisa com uma cerveja.
               Mas o vinho além de ser prazeroso e ter história, poderia ser mais  acessível e o mais importante de tudo, barato como é o caso de muitos vinhos brasileiros.
               Na nossa sociedade (Brasil) o vinho ainda é visto como uma bebida elitista e até desnecessária  pelos burocratas que regulam o setor. O vinho brasileiro tem que fazer parte das nossas comemorações com mais frequência. E não o vinho dos vizinhos da América do sul ou do velho mundo, nada contra, muito pelo contrário, mas também o nosso vinho que tem qualidade e principalmente facilidade ao acesso.
                Mas as coisas estão mudando, nossos espumantes estão sendo reconhecidos pelo mundo a fora como produto de boa qualidade e não devem nada a muitos champanhes ! E eu sempre digo que um espumante no verão é mais gostoso  de se beber e não deixa aquela sensação de inchaço que a cerveja causa!
              Portanto vamos ousar e experimentar coisas novas no mercado de espumantes nacionais.  As opções são variadas e você tem a internet para discorrer sobre o assunto e pode ter certeza que tem muito espumante na faixa dos R$25,00 – R$30,00 que são de ótima qualidade. E os vinhos também tem muita coisa interessante para se conhecer sem deixar o olho da cara.
Então se sinta  livre para saborear nossos vinhos sem medo.
Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário