Translate

quarta-feira, 12 de junho de 2013

A Arte da Harmonização - 2

Continuando o papo sobre harmonização eu ontem a noite vi um pequeno guia em um aplicativo da revista Wine Spectator muito ilustrativo , educativo e despretensioso sobre harmonização. Vou transcrevê-lo para vocês.

Regra 1 -
Esqueça as regras!! Coma o que gostar e beba o que gostar. (Por exemplo,porque por katchup no hamburguer se você gosta de mostarda?)

Regra2- Escolha o vinho de acordo com a ocasião; vinho caro nem sempre é o melhor.
(Voltando ao exemplo do hamburguer...às vezes um hamburguer simples já satisfaz , nem precisava ser um bife de picanha)

Regra3 - O peso do vinho deve ser o mesmo ou maior que o da comida. Sendo o Chardonay o vinho branco mais saboroso,
ele vai bem com pratos como salmão,frango assado ou porco. E o Pinot Noir, o mais leve dos tintos, combina tanto quanto o Chardonay.

Regra4 - Um toque de doçura no prato requer um vinho com sabor mais adocicado. Um Riesling com um toque de doçura pode combinar perfeitamente com pratos que levam frutas em sua composição ou chutney, e além, combina com alguns pratos picantes como curry asiático ou pratos bem salgados.

Regra5 - Se você tem um prato com acidez elevada vai precisar de um vinho com acidez elevada  para combinar ; um vinho de baixa acidez vai ficar sem graça e pesado. O Sauvignon Blanc, com sua acidez picante,é o vinho perfeito para pratos com um toque de limão ou vinagre. o Chianti, que tem um sabor fresco e marcante vai muito bem com molhos a base de tomate ou pimentão.

Regra 6 - Talvez a mais importante de todas - NÃO SEJA OBSESSIVO COM REGRAS!!! Nunca na historia dos eventos os convidados saíram correndo porque o vinho não combinou com a comida ou a festa foi destruída por causa de uma combinação errada.
A ideia é se divertir e curtir os bons momentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário